quinta-feira, 20 de março de 2014

PARABÉNS PINHAIS - 22 ANOS DE HISTÓRIA


HISTÓRIA DE PINHAIS

Pouco menos de um ano antes da emancipação de Pinhais, um grupo de empresários do então Distrito de Piraquara, se reuniu em Assembléia para discutir a criação de uma Associação Comercial e Industrial de Pinhais - ACIPI. Em 23 de abril de 1991, foi realizada a primeira Assembléia Geral para a fundação da entidade, da qual participaram 42 pessoas representando diversas empresas e teve como finalidade principal "levar ao comerciante e industrial de Pinhais, apoio e união na defesa de seus interesses".

A ACIPI teve um papel essencial no processo de emancipação de Pinhais. Muitos de seus associados se mobilizaram para discutir e transformar em realidade o processo de emancipação. Na assembléia do dia 4 de novembro de 1991, os associados da ACIPI discutiram a realização do plebiscito marcado para o dia 15 daquele mês. O assunto foi trazido à reunião pelo então membro da diretoria da Associação, senhor Siegfried Böving, mais conhecido pela classe empresarial de Pinhais, como Zico. Na assembléia, o senhor Siegfried (Zico) iniciou o assunto apontando no mapa as divisas do futuro município. A presidência da ACIPI decidiu pela realização de uma assembléia, especifica sobre o assunto, a ser realizada no dia 11 de novembro de 1991 às 19:00 h.

Na assembléia realizada no dia 11 de novembro de 1991, o senhor Zico explicou aos presentes sobre a realização do plebiscito, o que aconteceria no pleito, horários e locais de votação. Aproveitou o ensejo para manifestar-se também como favorável à emancipação e solicitou que os presentes também se manifestassem favoráveis. Nessa assembléia também compareceu o Senhor João Guilherme, pré-candidato a prefeito por Piraquara, que afirmou que as pessoas que residiam lá também eram favoráveis a emancipação. Após diversos posicionamentos sobre o assunto, foi realizada votação para definir qual seria a opinião dos membros da Associação do Comércio e Indústria de Pinhais. Todos os presentes votaram a favor da emancipação.

Na assembléia de 23 de março de 1992, o então presidente da entidade, senhor Edgard Seegmüller deu ênfase a lei de emancipação n° 9.906 de 20/03/1992 aprovada na Assembléia Legislativa, de autoria do Deputado Aníbal Khury e, sobre as comemorações realizadas pela população de Pinhais na Avenida Irai. Nessa Assembléia o Senhor Edson Senff fez um discurso afirmando: "senhores empresários, a emancipação política de Pinhais, aprovada no plebiscito de 15 de dezembro de 1991 e assinada e promulgada pela Lei 9.906 no último dia 20, enseja de nós empresários radicados na região, um motivo maior de união e esforços conjuntos" .

"continua"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja mais um membro do Blog Grupo Pinhais
EVITE COMENTÁRIOS AGRESSIVOS, POIS NÃO SERÃO ACEITOS.

Postagens recentes